Olá, amigo Agrotech!
Você sabia? No mundo há mais de 4 mil espécies de baratas. Mas calma! Apenas algumas delas vivem nas áreas urbanas brasileiras e somente duas são preocupantes para nossa saúde. Vamos conhecer?
Baratas caseiras
A primeira delas é a Periplaneta Americana, a tão conhecida e temida barata de esgoto ou barata voadora. Essa espécie pode chegar a nossa casa pelos ralos, encanamentos, voando pela janela ou pelo vão das portas.
Elas buscam por locais que sejam quentes e úmidos, protegidos da luz solar e que tenham alimentos disponíveis, por isso são tão comuns em bueiros e caixas de esgoto, onde há grande acúmulo de matéria orgânica.
A segunda espécie que devemos estar atentos chama-se Blatella Germânica. Você já deve ter ouvido falar dela como paulistinha, francesinha, baratinha de armário ou barata alemã. Essa espécie é menor que a barata de esgoto e acaba sendo levada para as residências em caixas ou embalagens vindas de locais com infestação (caixas de supermercado, embalagens plásticas de alimentos). De hábito noturno, costumam se esconder sempre por perto de onde estão os alimentos.
Confira nas imagens mais informações sobre cada uma das espécies. Agora você já sabe diferenciar um tipo de barata do outro, e não vai mais confundir a baratinha de armário com o filhote da barata de esgoto!
❗️E atenção: por andarem em locais sujos, as baratas são capazes de contaminar os alimentos e utensílios por onde passam, podendo causar danos a nossa saúde com a transmissão dos microrganismos (vírus e bactérias) que carregam no corpo e nas patas.
Apesar de ambas serem baratas, cada uma das espécies exige uma metodologia específica de dedetização para que a infestação seja exterminada de modo eficiente.
Gostou do conteúdo? Então compartilha com os amigos e a família e não deixe de comentar aqui embaixo o que achou ou se ficou com alguma dúvida.
Proteja quem você mais ama. Conte com a Agrotech!
Conheça mais sobre os nossos serviços Aqui.
Deixe uma resposta